Pois é, ano novo, música nova e novas oportunidades que não devem ser perdidas... usarei esta página para a divulgação de um festival que pretendo ir... preferencialmente não sozinho.... por isso procuro alguém que me acompanhe nesta loucura...
Este ano finalmente tenho a oportunidade e a disponibilidade de assistir ao M'era Luna, e passo a citar "O M'era Luna Festival é um dos mais importantes eventos da Cultura Dark na Europa. Acontece todo o verão em Hildesheim na Alemanha.O show é no Flugplatz Hildesheim (Aeródromo de Hildesheim), uma antiga base de armamento britânico."
Algumas noções importates:
Schwarze Szene (português: "cultura obscura" ou "cultura dark") é um termo genérico, usado na Alemanha a partir do começo dos anos 90 para descrever um usuário de várias subculturas. Aqui o Schwarze Szene não é compreendido como uma subcultura fechada, mas como uma cena, em que pessoas de similares interesses e preferências (p. e. dark music) fazem parte.
Subculturas dentro do "Schwarze Szene":
- subcultura Darkwave (O estilo começa a aparecer nos anos 80, para descrever a variante "dark" do new wave (dark synthpop, rock gótico, ou o francês coldwave), e referir o dark/modo de músicas de bandas como Anne Clark, Gary Numan, Fad Gadget, Psyche e Depeche Mode ou o começo do gothic rock e guitarra com bandas como Bauhaus, Joy Division, The Cure, Cocteau Twins e Clan of Xymox.
- subcultura Gótico (A cultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma cultura contemporânea presente em muitos países. Teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do género pós-punk. A cultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80 até o presente (darkwave/gothic rock, ebm, industrial, etc.), estética (visual, "moda", vestuário, etc) com maquilhagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica e literária. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores,essencialmente baseados no negro, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths)
- subcultura Elektro (Hellektro, Aggrotech & mais)
- subcultura Neofolk (Neofolk é um dos desdobramentos da música folclórica (também conhecida como Folk Music), que surgiu primeiramente na Europa com influencias de músicas post-industrial. Neofolk pode ser tido como uma música folclória acústica ou uma mistura de instrumentos acústicos do meio folk acompanhada por uma variedade de sons como pianos, harpas, violão clássico e elementos da música industrial e experimental. O gênero cerca um sortimento largo de temas que incluem música tradicional, romantismo e ocultismo. Músicos que trabalham com o neofolk tem o costume de usar freqüentemente gravatas a outros gêneros post-industriais como música neoclássica e marcial, ou tem ligações com círculos pagãos a outros elementos de contra-cultura.)
- subcultura Industrial.(Música industrial é um termo usado para definir o gênero de alguns estilos musicais eletrônicos e experimentais criados desde o final da década de 1970 até os dias de hoje, como o som experimental de Throbbing Gristle, Einstürzende Neubauten ou até o Neofolk como o de Forseti.
Assim como muitos classificariam o Death Metal, por exemplo, como um dos estilos mais pesados e barulhentos do rock, o Industrial seria a "mesma coisa" entre os diversos estilos da Música Eletrônica. Tanto que não é coincidência muitos fazerem uma "junção" destes dois estilos (o chamado Metal Industrial, de maneira mais genérica). É o caso de bandas como Nine Inch Nails, Ministry, Rammstein e Marilyn Manson.O Industrial é a música eletrônica intensa e por vezes pesada, cheia de ruídos e barulhos inesperados. Trata-se de um gênero musical que prima um conceito de independência e experimentalismo, com o uso de fontes não-musicais, como sintetizadores e guitarras distorcidas, timbres metálicos, ruídos plásticos, sons de sucatas, de correntes, vidros se quebrando, entre outros sons tirados de instrumentos "não-convencionais". É normal usar também colagens e experimentações com sintetizadores primitivos, fitas magnéticas e rádio para produzir música eletrônica, que freqüentemente continua sons e estruturas abstratas. Tudo isso como modo de representação do fascínio pelas qualidades hipnóticas e "mágicas" da própria estrutura do som.
A ligação cultural com a música é essencialmente underground e vanguardista. Muitas vezes são valorizados elementos artísticos abstratos, dadaístas e surreais, além de uma mentalidade contra-cultural.
Uma retrospectiva do festival entre 2003-2008 (Sountrack: VNV Nation)
The Birthday Massacre Lovers End Live @ Mera Luna 2005
Amanhã actualizo....