quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ditados populares...

Hoje durante uma conversa, alguém "mandou" uma ditado popular para o ar... e a confusão instalou-se (not)...
Há algumas coisas que nunca percebi muito bem, a forma como se presta homenagem ao nosso Deus é uma delas... palavras quase soltas disparadas sem pensar não faz qualquer sentido para mim... mas para quê falar com quem não se digna a responder... talvez nem nos ouça, mas esse problema fica para mais tarde... O que agora gostava de partilhar é o quanto podemos estar errados quando dizemos os famosos ditados populares... não só mas também...

Lembro-me que aqui há tempos alguém me explicou que "Estimas Melhoras" não existe...burrice minha... o correcto é "Estimo as melhoras" nesse momento aprendi qualquer coisa... obrigado a quem me corrigiu em oportuno momento... fiquei um nadinha menos burro... São situações de "aglutinação" forçada  e ignorante que nos faz cometer erros, muitas vezes sem saber e durante séculos..

Vejamos alguns exemplos e ditados populares que supostamente já dissemos:


Quando era mais "puto" muitas vezes a minha fabulosa mãe "ameaçava-me" com um " Este miúdo parece que tem bichos carpinteiros" Mas o que raio são bichos carpinteiros??? Cresci (ligeiramente) a pensar neste assunto, ocorreu-me pensar nos bichos da madeira.. mas nunca cheguei a um conclusão até que vi a Luz...
O ditado com o tempo alterou-se e tornou-se errado... o original é "Este miúdo parece que tem bichos no corpo inteiro"...
Continuemos resumidamente que a minha vida não é só isto...

Todos nós já ouvimos a expressão "Cor de burro quando foge" ...  mas???? o burro muda de cor quando foge??? nunca vi, e garanto que conheço muitos burros... abreviando.. o correcto seria "Corro de burro quando foge" que ninguém tenha dúvidas que eles correm "bué" quando fogem hehehehe
Siga para linha...

Este agora é usado pelas mulheres que se recusam a utilizar o famoso GPS, o homem não precisa... tem um sentido de orientação ultra avançado... ou pensam que o Vasco da Gama parou nas ilhas canárias a perguntar se ia bem para a Índia?!?!?! tretas!! cá vai: "Quem tem boca vai a Roma" que grande asneira... o original é: "Quem tem boca vaia Roma" sim, sim do verbo vaiar...  porque de outra forma devia ser "Quem tem boca vai onde quiser..." e Roma não era a minha 1ª alternativa...

Bate em fuga...
Toda a gente tem ou teve 2 avós... e todas as avós têm o bom hábito de dizer que somos "Cuspido e escarrado" o nosso belo progenitor... mais um pontapé no nosso rabo gordo... erro da querida velhinha....
O que ela queria ter dito era "Esculpido em carrara" ou seja esculpido em mármore... ai o alzheimer vóvó...

Para acabar com a trenguice...
Nós, o belo do Tuga, desenrascamos tudo... fazemos gambiarra que nem uns malucos, temos a mania de dizer "Quem não tem cão caça com gato"... é de morrer a rir... estou mesmo a ver um gato perdigueiro...   a ir buscar o belo do coelho ou do pássaro e a devolve-lo ao caçador... só diz isto quem não conhece os queridos felinos... tratava de ir para casa preparar o petisco.... É verdade que o gato caça, e caça bem... SOZINHO!!! portanto o correcto e: "Quem não tem cão, caça como gato" ou seja sozinho.

Tenho dito... Se me puderem ajudar a melhorar um kadito...eu agradeço..

Obrigado